AV_JardimTeresopolis

Árvore da Vida – Jardim Teresópolis

Jardim Teresópolis é a região localizada em frente à fábrica da Fiat em Betim (MG) e que concentra cerca de 33 mil pessoas dos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio. Nos últimos anos, a comunidade vem enfrentando positivamente importantes desafios para a melhoria da educação, segurança, saúde e trabalho, com o apoio de programas como o Árvore da Vida e, principalmente, com a participação dos próprios moradores.

O Árvore da Vida – Jardim Teresópolis realiza ações voltadas para o desenvolvimento local, com projetos para crianças, jovens e adultos e seus públicos de relacionamento, como a família e as escolas. O programa tem como estratégias:

  • Oferecer atividades socioeducativas: realiza oficinas de percussão, canto, esporte, atividades de formação humana e educomunicação, com a participação de adolescentes de 12 a 15 anos.
  •  Fomentar a geração de emprego e renda: apoia jovens e adultos na conquista de uma vaga no mercado de trabalho e oferece oportunidade para os comerciantes da região aperfeiçoarem a gestão de seus negócios. Uma das iniciativas é a Cooperárvore. A cooperativa social cria e desenvolve acessórios de moda, como bolsas e chaveiros, com os materiais reaproveitados da indústria automotiva, doados pela Fiat e parceiros.
  • Promover o fortalecimento da comunidade: articula e capacita as lideranças e gestores para o desenvolvimento local. O trabalho deu origem à Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis, que reúne instituições na busca de soluções para os principais desafios da região.

Desde 2004, mais de 20 mil moradores já foram beneficiados pelo programa, o que se traduz em resultados expressivos:

  • em média, 23,3% das famílias da região tem pelo menos um membro que participa ou já participou das atividades do Árvore da Vida;
  • dos jovens participantes, 100% permaneceram na escola e 96% foram aprovados em 2013;
  • a população desempregada na comunidade caiu de 12,6%, em 2004, para 6,7% em 2013;
  • aumento de 72,6% da renda das famílias da região de 2004 a 2013, sendo que a renda das famílias que possuem membros no programa é 25,7% superior em relação às famílias sem participação no Árvore

O Árvore da Vida Jardim Teresópolis é realizado em parceria com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Moradia Humana (CDM) e a Fundação AVSI e conta com o suporte da Rede Fiat de Cidadania, constituída por uma aliança intersetorial gerida pela Fiat e formada por diversas empresas, especificamente fornecedores e Concessionárias Fiat, além do poder público e terceiro setor, que se articulam com foco no equilíbrio entre perspectivas econômicas, ambientais e sociais.

Em 2012, o Árvore da Vida – Jardim Teresópolis foi eleito uma das 50 melhores práticas brasileiras que contribuem com os Objetivos do Milênio no Prêmio ODM Brasil, realizado pela Presidência da República em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O programa foi reconhecido por contribuir com o 8º objetivo: “estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento”.