iso14001

ISO 14001 - Gestão Ambiental

A Fiat Automóveis foi a primeira fábrica de automóveis leves e de passeio do país a conquistar a ISO 14001. Esta certificação é reconhecida internacionalmente e atesta a eficácia do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Desde 1994, ano em que implantamos o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), a Fiat registra queda contínua dos indicadores de geração de resíduos, consumo de água e de energia, por veículo produzido:

Consumo de energia elétrica

De 1994 a 2013 – redução de 55% (kWh/veículo)

Consumo de água

De 1994 a 2013 – redução de 68% (m³/veículo)

Geração de resíduos

De 1994 a 2013 – redução de 51% (Kg/veículo)

Nos últimos cinco anos, os investimentos diretos em gestão ambiental ultrapassaram R$ 40 milhões – recursos que sinalizam a aposta da Fiat em tecnologias mais eficientes e eficazes para prevenir e reduzir os impactos ambientais. Um exemplo é o Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos, construído em 1998 e modernizado em 2010, que permite o reúso de 99% da água.

A Ilha Ecológica também faz parte do nosso Complexo Ecológico. Construído em 1994, o local recebe todos os resíduos gerados na fábrica para identificação, triagem e gestão, com foco na destinação e tratamento adequados. Atualmente, 95% dos resíduos são reciclados e 5%, reaproveitados – números que colocam a Fiat em posição de destaque no setor automotivo nacional.

Grande parte dos projetos de melhoria ambiental dos processos produtivos é resultado da metodologia World Class Manufacturing (WCM), adotada por todas as empresas do Grupo Fiat no mundo para melhorar a eficiência da produção e eliminar perdas e desperdícios. O WCM possui 10 pilares técnicos e o meio ambiente é um deles. Para a gestão sustentável do processo produtivo, os próprios empregados são estimulados a liderar mudanças para assegurar a correta gestão ambiental e consolidar a cultura da prevenção ambiental.