logo-fiat-620x260

GRUPO FIAT, UM DOS PRIMEIROS A ADOTAR O PADRÃO GRI-G4, ANUNCIA LANÇAMENTO DO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013

[Institucional]

02/04/2014

A Fiat Spa e o Grupo Chrysler anunciaram nesta segunda-feira (31/03) o lançamento do Relatório de Sustentabilidade de 2013, que detalha as iniciativas globais de sustentabilidade da organização, seus resultados e metas. Este relatório marca o terceiro ano de comunicação conjunta para Fiat e o Grupo Chrysler relacionados a aspectos econômicos, ambientais e sociais. É o primeiro relatório desde que o Grupo Fiat adquiriu o controle pleno do Grupo Chrysler, completando o processo de aliança estratégica global iniciada em 2009.

"Criamos uma organização que é única e rica em potencial técnico, profissional e humano, orientada pelo espírito e os valores que se distingue não só em termos de excelência de seus produtos, mas também pelo compromisso, integridade e transparência com que conduz suas atividades", disse Sérgio Marchionne, CEO da Fiat SpA e presidente e CEO do Grupo Chrysler. "A união da Fiat e da Chrysler nos permitiu intensificar nossas atividades relacionadas à sustentabilidade por meio da partilha de boas práticas e potencializar pontos fortes. Nossa estratégia para a mobilidade sustentável está focada em alcançar um equilíbrio entre as tecnologias convencionais e alternativas que entregará os maiores benefícios ao meio ambiente, e , ao mesmo tempo,  garantir que continuemos a oferecer aos clientes produtos a preços acessíveis ", acrescentou.

Em 2013, o Grupo manteve seu objetivo de identificar áreas sociais, econômicas e ambientais  relevantes para serem abordados e atualizadas como metas globais de longo prazo. Entre os destaques das realizações de sustentabilidade no ano passado estão:
• Progresso contínuo para redução das emissões de CO2 e melhorar a economia de combustível dos veículos do grupo: 
a) Na Europa, 71% dos veículos da marca emitem 120g de C02 por km percorrido ou menos.
b) Nos EUA, a economia de combustível média para automóveis de passageiros foi de 32,1 milhas por galão (mpg) e 24,5 mpg para caminhões leves.

• Contínua liderança no segmento de veículos de gás natural na Europa, com um portfólio de produtos de 12 carros de passageiros e veículos comerciais leves.
• Compromisso constante para lidar com as necessidades de mobilidade em áreas como a gestão do tráfego, soluções de mobilidade alternativa e envolvimento do cliente na experiência de condução.
• World Class Manufacturing nível Ouro conquistado por outras três fábricas do Grupo.
• Foco na diversidade da força de trabalho e desenvolvimento do conhecimento como fatores essenciais da inovação.
• Contribuição contínua para o desenvolvimento das comunidades locais autossustentáveis em áreas onde o Grupo opera, assim como apoiando oportunidades educacionais para jovens com foco em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
•  Confirmação da Fiat pelo quinto ano consecutivo no Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) World e Europe Indices, e no topo do ranking Carbon Disclosure Leadership Index (CDLI) Itália 100 e Desempenho de Carbono L.

O Grupo Fiat é a primeira montadora a divulgar publicamente os seus esforços de sustentabilidade de acordo com a versão mais recente do Global Reporting Initiative (GRI) padrão - a opção G4 abrangente. A estrutura da GRI é o padrão internacional usado por empresas para elaboração de relatórios sobre sustentabilidade. O relatório foi objeto de uma auditoria garantia pela SGS Italia SpA, um organismo de certificação independente, em conformidade com o procedimento de Relatórios de Sustentabilidade Assurance (SRA), as diretrizes GRI-G4, e a AA1000 APS (2008) padrão.