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FIAT AUTOMÓVEIS PREMIA MELHORES CONCESSIONÁRIAS DE 2013

[Eventos]

02/04/2014

Qualitas Excelência valoriza concessionárias com alto índice de qualidade no atendimento e performance em vendas e pós-vendas no Brasil

Nesta terça-feira (1º de abril) foi realizada a sétima edição do Qualitas Excelência, evento anual que reconhece as melhores concessionárias da Fiat Automóveis. Vinte e cinco concessionárias de todo o Brasil receberam o prêmio, que valoriza o desempenho nos quesitos financeiro, mercado, processos e pessoas. A solenidade foi realizada em São Paulo.

O presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Fiat, Guido Viviani, valorizou o prêmio como um ótimo incentivo ao desempenho das concessionárias. “Todos nós participantes do Qualitas Excelência somos vencedores não só pelo esforço de cada um, mas, principalmente, pelo fato de que cada concessionária buscou se superar, trabalhando a qualificação de seus serviços no mais alto nível”.

O tema principal do evento foi a qualidade em vendas e pós-vendas. Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat Automóveis, destacou que é preciso que toda a rede de concessionárias concentre suas atenções na qualidade de atendimento. “A excelência em atendimento deve ser premissa básica para todas as nossas atividades”, disse Ramos. “É preciso pensar na qualidade em todas as etapas do atendimento ao cliente e do negócio também”.

Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat Chrysler para a América Latina destacou o foco nos produtos e no cliente, afirmando que a qualidade dos produtos, dos serviços, dos processos e do atendimento é a base da excelência.

“O cliente é a peça que nos une, a engrenagem que nos põe em movimento, nossa razão de ser. O cliente não depende de nós. Nós é que dependemos dele. Não fazemos favor em servi-lo. Ele é que nos faz um favor ao nos dar essa oportunidade”, afirmou Belini. “Esta visão do cliente sintetiza, para mim, a fórmula do sucesso e direciona nossas prioridades. Podemos e precisamos melhorar sempre a qualidade no atendimento através de bons serviços, cordialidade e transparência”.


WORLD CLASS DEALER 

A Fiat também aproveitou a oportunidade para reforçar os programas oferecidos para aumentar a rentabilidade das concessionárias. Um deles é o World Class Dealer (WCD), cujo objetivo é melhorar a eficiência operacional, reduzindo perdas e desperdícios, e maximizando as oportunidades de ganho. Em 2013, sete concessionárias participaram de um programa piloto.

“Neste ano, 12 grupos de concessionárias já contrataram a consultoria presencial para implementar o WCD. Além disso, vamos expandir a cultura WCD para 100% da Rede Fiat por meio de palestras regionalizadas, programas da TV Fiat e treinamentos, inclusive para os concessionários”, explicou Lélio Ramos. 

Para Saulo Arruda, gerente de desenvolvimento profissional da rede, o objetivo principal do WCD é promover a qualidade do negócio. “Neste atual momento do mercado, é muito importante mantermos o foco na qualidade do atendimento, mas, também, em aprimorar a qualidade do negócio em todos os âmbitos, com foco especial na redução das perdas e desperdícios e ampliação das oportunidades de ganho”. 

Mais do que um programa, o WCD é uma nova cultura organizacional dentro das concessionárias. “O WCD busca inserir na cultura das pessoas da rede Fiat um cuidado constante com os processos enxutos e eficientes, sempre buscando reduzir as perdas e desperdícios”, explicou Arruda.

Para promover o WCD, a partir de 2014, o Qualitas Excelência adotará um índice de desempenho das concessionárias como parâmetro para qualificação na premiação. Esse é o mesmo indicador usado para certificar as concessionárias como WCD. É o Dealer Performance Index, que, continuará a monitorar a qualidade de atendimento, além de avaliar o desempenho global da concessionária. Assim como o WCD, o novo indicador será baseado nos quatro pilares do negócio: financeiro, mercado, processos e pessoas.

Os concessionários que participam do programa já colhem bons resultados. “O programa trouxe para nós uma visão correta de desempenho. Esse programa fez com que nossos métodos e processos ficassem melhores”, comemorou Wanda Inês Riedi, dona da concessionária Fipal, de Umuarama/PR. “Assim, reduzimos custos, desperdícios e conseguimos obter mais resultados na parte financeira”.


PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE 

Outra ferramenta muito importante é o programa de sustentabilidade para toda rede Fiat de concessionárias. Trata-se de um projeto pioneiro desenvolvido junto com o Instituto Ethos e a Abracaf. Esse programa vai permitir dialogar e compartilhar boas práticas, além de fazer um diagnóstico sobre a atuação das concessionárias no tocante aos aspectos socioambientais. A partir desse diagnóstico, as concessionárias poderão desenvolver planos de ações voltadas para atuação em sustentabilidade. 

Ações relativamente simples podem trazer importantes resultados para o negócio e a sociedade, como instruir o cliente a fazer o uso responsável do automóvel e a rodar com todas as revisões em dia contribuindo para evitar acidentes, ou realizar o descarte adequado dos resíduos provenientes das atividades da concessionária, como papelão, plástico e óleo, ajudando a reduzir o impacto ao meio. 


INVESTIMENTOS

Durante o Qualitas Excelência, Cledorvino Belini destacou as mudanças em curso no grupo, devido à aquisição integral da Chrysler pela Fiat, o que dará origem a um grupo globalmente maior e mais forte.  “Está começando uma nova era para o nosso grupo. E o Brasil é estratégico nesta nova estrutura”, afirmou Belini. 

O polo automotivo em construção em Pernambuco será a primeira fábrica automotiva do grupo a ser inaugurada depois da aquisição do controle total da Chrysler. Será também a mais moderna planta Fiat Chrysler no mundo. A previsão de inauguração é dezembro deste ano. A fábrica terá uma capacidade produtiva superior a 200 mil veículos por ano.

A nova planta complementa e diversifica a presença da Fiat no Brasil. A fábrica de Betim, Minas Gerais, a maior unidade de produção de veículos do grupo Fiat Chrysler no mundo, passa por um amplo processo de expansão e modernização. Sua capacidade de produção está sendo ampliada de 800 mil para 950 mil unidades ao ano. “Com a otimização dos espaços físicos dentro da fábrica, a aquisição de novos equipamentos, como prensas de alta performance, e a instalação de transportadores aéreos de peças, modernizamos diversos processos logísticos, de manufatura e de metrologia. Isso permite a produção de veículos mais competitivos e de melhor qualidade”, enfatizou Belini.


PREMIADOS

A seguir, os concessionários premiados no Qualitas Excelência:


Regional 1 - Belo Horizonte

Automax, de Belo Horizonte / MG
Alpínia, de Paraíso / MG
Revemax, de Itaúna / MG


Regional 2 - São Paulo

Sinal Rudge Ramos, de São Bernardo do Campo / SP
Ventuno Vergueiro, de São Paulo / SP
Ventuno Nações, de São Paulo / SP
Destaque, de Arujá / SP


Regional 3 - Campinas

Alpínia, de São José do Rio Preto / SP
Viviani, de Rio Claro / SP
Viviani, de Pirassununga / SP


Regional 4 - Rio de Janeiro

Azzurra Penha, do Rio de Janeiro / RJ
G3 Automotive, de Araruama / RJ
Azzurra Ilha, do Rio de Janeiro / RJ


Regional 5 - Porto Alegre

Repecon, de São José / SC
Repecon, de Florianópolis / SC
Carboni, de Videira / SC


Regional 6 - Recife

Autobraz, de Natal / RN
Cambui, de Vitória da Conquista / BA
Cavepe, de Senhor do Bonfim / BA


Regional 7 - Brasília

Domani, de Várzea Grande / MT
Invencível Nazaré, de Belém / PA
Ravel, de Quirinópolis / GO


Regional 8 - Curitiba

Florença XV de Novembro, de Joinville / SC
Fipal, de Umuarama / PR
Via Verdi, de Campo Mourão / PR