linea-noticia

MAIS ATRAENTE, COMPLETO E SOFISTICADO: ESTE É O NOVO FIAT LINEA

[Carros e lançamentos]

02/04/2014

As novas soluções de design do novo Fiat Linea 2015 reafirmam as qualidades de um sedã elegante, requintado e confortável. Somando-se a isso, o modelo que sempre priorizou pelo alto nível de equipamentos, passa a incorporar agora itens e tecnologias que definitivamente vão destacá-lo ainda mais no mercado. 

O novo Fiat Linea chega também oferecendo um excelente custo-benefício ao consumidor brasileiro. Confira por que: além das novidades da linha 2015, o modelo conta com excelentes características de dirigibilidade; uma extensa lista de conteúdos, com importantes itens de segurança – opção de até seis air bags – e conectividade, como o Blue&Me Nav; um dos maiores porta-malas da categoria; e preço bastante acessível e muito competitivo.  

Com as versões Essence e Absolute na gama, o novo visual do Fiat Linea 2015 traz novos para-choques, novas grades frontais e nova tampa do porta-malas que ampliam a elegância de suas linhas. Outro detalhe que chama a atenção e reforça a esportividade foi a adoção de novas rodas com aros de 16 e 17 polegadas e seus desenhos exclusivos.

No Fiat Linea 2015 as novas grades dianteiras merecem destaque no novo visual do modelo. Elas se sobressaem por seu desenho e modernidade. Suas barras horizontais são cromadas e passam mais sofisticação ao modelo.

O para-choque dianteiro ganha um novo elemento estético em “V” cromado que envolve a parte frontal do veículo e, ao mesmo tempo, proporciona realce especial para os novos faróis de neblina. Essa solução amplia o “size impression” do veículo, o requinte e a modernidade do novo desenho.

Em harmonia com as modificações realizadas na parte frontal do Fiat Linea 2015, o para-choque traseiro também ganhou novo desenho, que acentua a robustez e ainda passa um ar de esportividade ao carro. A tampa do porta-malas foi totalmente reformulada, ganhando um novo desenho que agora incorpora o porta-placa. Ela também destaca a grafia “LINEA” localizada no novo puxador cromado da tampa, agregando mais luxo ao visual do carro. Todo esse conjunto proporciona a sensação de maiores dimensões para a traseira do modelo.

No visual lateral do carro o destaque fica por conta da modernidade dos novos desenhos exclusivos e cores das novas rodas disponíveis para o modelo. A versão Absolute traz originalmente rodas de 17 polegadas, enquanto a versão de entrada, a Essence, também pode vir com rodas de maior diâmetro, 16” e 17”, opcionalmente. 

Interior totalmente reformulado. O projeto do Linea, que sempre priorizou o conforto e o prazer de dirigir, passou por profundas mudanças no habitáculo. Para 2015 ele recebeu um interior com conceitos mais modernos e materiais exclusivos na sua concepção. A sofisticação e o requinte estão presentes em cada detalhe, independente da configuração ou versão escolhida.

O painel frontal é inteiramente novo e chega com três opções de acabamento, todas com texturas exclusivas. Para reforçar a modernidade e o conforto do interior do carro, os painéis das portas têm suas linhas combinadas com o desenho do painel frontal. A versão Essence traz painel e acabamento das portas na cor preta mais aplique nas portas e maçanetas internas na cor prata. Como opcional essa versão oferece painel frontal e de portas com texturas na cor bege Golt, aplique nas portas na cor preto brilhante e maçanetas internas na cor prata. A versão Absolute chega com painel frontal e portas na cor bege Sand, aplique nas portas na cor cobre, mais maçanetas na cor preto brilhante (opcional também para a Essence).

Para os bancos, novos tecidos para a versão Essence, e revestimento parcial de couro com costuras bege e logomarca micro perfurada para a Absolute.

O console central apresenta um novo desenho e traz porta-objeto em formato de rede na lateral, porta-copo e objetos e tomada 12 V. Na versão Absolute ele conta também com apoia braço com porta-objeto e saída do ar condicionado para os ocupantes do compartimento traseiro (itens opcionais na Essence). 

O novo quadro de instrumentos tem serigrafia e iluminação exclusivas e todas as versões do Linea 2015 terão iluminação branca para os comandos internos ― quadro de instrumentos, comandos dos vidros elétricos, rádio, ar-condicionado. Ela oferece modernidade e melhor visualização da instrumentação. 

A versão 2015 também vem equipada com o “Welcome Moving”. Todas as vezes que a chave de ignição for acionada os ponteiros dos marcadores realizam um movimento que checa se todos estão funcionando adequadamente e, também, para dar uma saudação ao motorista. A iluminação do quadro de instrumentos se acende e apaga gradativamente acompanhando o movimento dos ponteiros.

Outro destaque do interior é o Night Design. Trata-se de uma luz guia (LED) que está presente no painel frontal e nas portas, acentuando o requinte e o luxo do seu interior. O Night Design é de série na versão Absolute e opcional na Essence. O novo pomo da alavanca de mudanças do câmbio Dualogic Plus vem com acabamento em prata na versão de entrada e em preto brilhante na Absolute (opcional na Essence). 

Complementando as novidades, o novo sistema de áudio que vem integrado ao painel tem design mais moderno, funcional e acabamento predominante na cor preta. Seguindo o padrão estabelecido para o carro sua tela também apresenta iluminação branca, em perfeita harmonia com o quadro de instrumentos do painel. Para acompanhar o alto nível de virtudes do carro ele recebeu tratamento especial para apurar a qualidade e a distribuição sonora no interior do veículo. Entre as novidades, podemos destacar: interação ao Blue&Me, apresentando as informações de mídia no display; melhoria na qualidade do amplificador de áudio do rádio, permitindo um ganho de potência com menor distorção; sonorização dedicada, otimizando o sistema de áudio do veículo, por receber uma equalização específica.


Motorização confiável

O novo Fiat Linea continua contando com o motor bicombustível 1.8 16V da família E.torQ que concilia desempenho, economia, baixos níveis de emissões e de ruído, além de confiabilidade e durabilidade. Desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo é de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), garantindo prazer ao dirigir e segurança em acelerações e retomadas.

Mais tecnologia na linha 2015. O Fiat Linea, que sempre se destacou pelo alto nível de conteúdos de conforto, conveniência e segurança, passa a vir mais equipado na versão 2015, oferecendo mais tecnologia ao consumidor. Entre as várias novidades podemos destacar:

• Sinalização de Frenagem de Emergência (ESS): acionamento intermitente das luzes indicadoras de direção ao frear bruscamente. Alerta aos demais motoristas do acontecimento de uma situação de emergência. O sistema é acionado na ocorrência de todas as seguintes condições: desaceleração maior que 7m/s²; velocidade igual ou maior que 50 km/h; e pisca alerta desligado. A função permanece acionada até que a desaceleração atinja 2,5 m/s². 

• Regulagem elétrica dos faróis: funciona com a chave de ignição na posição “MAR” e com as luzes dos faróis baixos acesas. Para situações de grande volume de carga no porta-malas quando a inclinação da traseira do veículo provoca a elevação do facho luminoso. Nesse caso, é conveniente a efetuar a regulagem dos faróis. A regulagem é feita por meio dos comandos do My Car, e o quadro de instrumentos indica a posição escolhida.

• Sensor de estacionamento com visualizador gráfico: o sensor de estacionamento do Novo Linea traz no quadro de instrumentos um visor gráfico indicativo da distância e da posição do obstáculo, além do aviso sonoro. O gráfico traz áreas definidas de 1 a 4, que mostram e sinalizam por meio de pulsação de luz, a distância do obstáculo ― entre 1,5 m até 30 cm ou menos.

• Lane change: função que auxilia a visualização do veículo na troca de faixas. Basta pressionar levemente a alavanca de seta na direção desejada e o sistema acionará as setas por cinco vezes para indicar a intenção do motorista. Não há necessidade de retornar a alavanca para a posição inicial.

• Travamento centralizado das portas: a novidade proporciona maior conforto e segurança para os integrantes do veículo.

O que é de série, o que é opcional. Para a linha 2015 a versão Essence passa a contar com novos itens na sua lista de equipamentos de série e fica muito mais completa. Confira: volante em couro com comandos para o áudio, sinalização de frenagem de emergência (ESS), Lane Change, Welcome moving, regulagem elétrica dos faróis, mais airbags frontais, freios ABS, computador de bordo, faróis de neblina, banco traseiro bipartido, Follow me home, ar-condicionado, apoia-braço central traseiro, desembaçador do vidro traseiro, My Car Fiat, controlador automático de velocidade, travas elétricas, retrovisores externos elétricos, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros/traseiros com one touch e sistema anti-esmagamento, volante com regulagem de altura/profundidade, chave canivete com telecomando, rádio CD com MP3 integrado ao painel e porta USB, porta-óculos, rodas de liga leve 6.0 x 15", ponteira de escapamento cromada, kit parafusos antifurto para as rodas.

A versão Essence pode ficar ainda mais completa com os opcionais: Night Design, sensores de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, de chuva e crepuscular + retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado automático digital, apoia-braço central dianteiro com porta-objetos, saída de ar para o banco traseiro, bancos revestidos parcialmente em couro ou em tecido Baltic com faixas exclusivas, Blue&Me, Blue&Me Nav, câmbio Dualogic Plus + alavanca de seleção das marchas tipo borboleta no volante, sidebags dianteiros, windowbags, mais rodas de liga leve de 16” ou 17”.

A versão top da gama, a Absolute, reúne todos os itens da Essence mais: câmbio Dualogic Plus com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta no volante, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, ar-condicionado automático digital, bancos revestidos parcialmente de couro, Blue&Me, cortina para-sol no vidro traseiro, volante de couro com comandos do rádio e telefone com oito botões, rodas de liga leve 6,5 x 17" e tapetes com bordado Absolute.

Além da ampla lista de equipamentos de série da versão Absolute, o consumidor ainda pode acrescentar mais tecnologia: sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, Blue&Me Nav (Blue&Me mais navegador GPS integrado ao quadro de instrumentos com operação por comandos de voz), som Hi-Fi com subwoofer, sidebags dianteiros e windowbags.

A linha Linea para 2015 estará disponível nas cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano (sólidas), Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio (metálicas). O Novo Linea conta ainda com a garantia contratual de três anos sem limite de quilometragem e a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico. São mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o país para dar o suporte necessário ao proprietário do Novo Linea 2015.

Mopar traz novidades e conceitos em sua linha de acessórios para a gama Fiat e inclui itens exclusivos de customização para o Linea. 

A Mopar, marca do grupo Fiat Chrysler que para a Fiat no Brasil está focada no desenvolvimento e comercialização de acessórios para a gama de produtos, traz uma série de equipamentos para o lançamento do Novo Linea, dentre eles podemos destacar a Central Multimídia e o novíssimo Espelho com câmera de ré. 

A Central Multimídia do Linea reúne diversas funções, em sua tela HD touchscreen de 4.3”polegadas; o sistema GPS ; DVD Player; TV Digital integrada; Câmera de Ré; Bluetooth (Viva Voz); Controle Remoto e conexões como porta USB, Ipod e saída de vídeo.

Além disso, a Mopar está trazendo o Espelho com câmera de ré. Um inovador sistema onde o retrovisor possui uma tela LCD que em comunicação com a câmera instalada na parte traseira do veículo auxilia o condutor nas manobras. Este conceito  também será estendido a outros modelos da Fiat.

Dando continuidade ao apoio das atividades sustentáveis, a Mopar, equipa o Fiat Linea 2015 com bolsa  Ecobag, desenvolvida com o projeto Arvore da Vida, programa social da Fiat com a comunidade. Com divisões ajustáveis, a Ecobag, que utiliza materiais recicláveis da linha de montagem da Fiat, é ideal para o transporte organizado de pequenos produtos e/ou objetos, sendo uma saída sustentável do ponto de vista social e ecológico.

Todos estes produtos foram projetados em parceria com a engenharia da Fiat Chrysler, garantindo sua qualidade de funcionamento ,ampliando a versatilidade de uso do veículo e mantendo a garantia de fábrica.