logo-fiat-620x260

FIAT CHRYSLER DESTACA QUALIDADE NA PREMIAÇÃO DOS MELHORES FORNECEDORES DE 2013

[Institucional]

16/04/2014

Em sua 25ª edição, Qualitas Awards valoriza fornecedores com mais alto índice de qualidade na América Latina

Nesta terça-feira (15 de abril) foi realizada a 25ª edição do Qualitas Awards, evento anual que reconhece as melhores fornecedores da Fiat Chrysler na América Latina. Divididos em sete categorias, vinte e seis empresas de Brasil, Argentina e Venezuela receberam o prêmio, que valoriza o desempenho em qualidade, inovação, competitividade e nível de serviço dos fornecedores. Outras três empresas foram agraciadas com o Qualitas 5 Estrelas, por terem conquistado o prêmio por cinco anos consecutivos. A solenidade foi realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Lançado em 1989, o Qualitas Awards é uma premiação, mas, também, uma oportunidade para a Fiat Chrysler alinhar e discutir o tema da qualidade em toda cadeia produtiva. De acordo com Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat Chrysler para a América Latina, o Qualitas é o ponto de encontro onde se celebram conquistas e o relacionamento entre montadora e fornecedores. “É mais de um quarto de século valorizando o desempenho, a inovação e, principalmente, a qualidade. Acreditamos que a nossa parceria é o que faz a diferença no mercado brasileiro”.

Osias Galantine, diretor de compras da Fiat Chrysler para a América Latina, reforça essa ideia. “Foi com uma parceria forte e saudável com todos os nossos fornecedores que a Fiat conseguiu crescer ao longo dos anos e se tornar líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves por doze anos”.

O tema principal do evento deste ano foi a necessidade de ampliar ainda mais a qualidade dos produtos e serviços. Para Galantine, qualidade é o caminho principal para a empresa continuar conquistando o consumidor. “Só com excelência podemos avançar e manter o alto nível nesse mercado altamente competitivo e exigente que é o setor automotivo”.

Ele ressaltou que é importante os fornecedores buscarem a qualificação e que a empresa não vai aceitar um nível baixo de peças e serviços. “Queremos uma maior proatividade dos nossos fornecedores, desde os sistemistas, passando pelo tier 2, tier 3, chegando até as matérias-primas”, explicou o diretor de Compras. “Por isso, é imprescindível trabalharmos sempre com os melhores fornecedores em nível de excelência global”.

WORLD CLASS MANUFACTURING

A planta Fiat Chrysler em Betim adota, desde 2007, a metodologia World Class Manufacturing (WCM). O foco desse programa é buscar a eficiência de equipamentos, a redução de desperdícios, o aumento de produtividade, a melhoria de qualidade nos produtos e processos, e o aumento da performance operativa dos sistemas de produção.

Com excelentes resultados em ganho de produtividade e redução de perdas no complexo produtivo de Betim, a Fiat Chrysler decidiu estender o programa para os fornecedores. No ano passado, 37 fornecedores da América Latina já haviam adotado o WCM. Neste ano, esse número cresceu para 70. Em todo o mundo, 300 plantas de fornecedores já aplicam a metodologia, que conta com a assessoria de especialistas do próprio grupo Fiat Chrysler.

“Trata-se de um sinal animador de que cresce a consciência do valor da manufatura enxuta na ampliação da qualidade e da competitividade”, comemorou Belini. “Nossos fornecedores têm que estar comprometidos e inseridos neste processo. Nossos padrões devem ser os mesmos, nossa integração deve ser maior”.

INVESTIMENTOS

Durante o Qualitas Awards, Cledorvino Belini destacou as mudanças em curso no grupo, devido à aquisição integral da Chrysler pela Fiat, o que dará origem a um grupo globalmente maior e mais forte.  “Está começando uma nova era para o nosso grupo. E o Brasil é estratégico nesta nova estrutura”, afirmou Belini.

O polo automotivo em construção em Pernambuco será a primeira fábrica automotiva do grupo a ser inaugurada depois da aquisição do controle total da Chrysler. Será também a mais moderna planta Fiat Chrysler no mundo. A previsão de inauguração é dezembro deste ano. A fábrica terá uma capacidade produtiva superior a 200 mil veículos por ano.

A nova planta complementa e diversifica a presença da Fiat no Brasil. A fábrica de Betim, Minas Gerais, a maior unidade de produção de veículos do grupo Fiat Chrysler no mundo, passa por um amplo processo de expansão e modernização. Sua capacidade de produção está sendo ampliada de 800  mil para 950 mil unidades ao ano. “Com a otimização dos espaços físicos dentro da fábrica, a aquisição de novos equipamentos, como prensas de alta performance, e a instalação de transportadores aéreos de peças, modernizamos diversos processos logísticos, de manufatura e de metrologia. Isso permite a produção de veículos mais competitivos e de melhor qualidade”, enfatizou Belini.

Para isto, ele destaca o desafio da qualidade e da integração entre fornecedores e montadora. “A palavra de ordem é: seja você a mudança que o grupo Fiat Chrysler precisa e que o consumidor exige”, disse Belini.

PREMIADOS

A seguir, os fornecedores premiados no Qualitas Awards:

MATERIAIS METÁLICOS E POWERTRAIN
Continental Parafusos
Litens
Allevard
Federal Mogul
Budai
Elring Klinger
Magna Cosma
Metalkraft
Sturam Argentina

MATERIAIS QUÍMICOS
Saint-Gobain
Pirelli
3M             
TI Automotive

MATERIAIS ELÉTRICOS
NGK
Chris Cintos
Sumidenso 
Denso Argentina
Audiovox Venezuela

MATERIAIS INDIRETOS (CAPEX E SERVIÇOS)
Leo Burnett
Agência Click
LJU 
M. Shimizu

LOGÍSTICA
Sadi 
Saritur 
K Line

OTIMIZAÇÃO DO VALOR DO PRODUTO
Continental ContiTech

MOPAR
NGK

QUALITAS 5 ESTRELAS
NGK
Sumidenso
Pirelli