file

FIAT ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

[Institucional]

21/06/2013

A Fiat Automóveis, por meio do programa Árvore da Vida Capacitação Profissional, oferece cursos gratuitos de capacitação na área automotiva para jovens entre 18 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social. Neste mês, estão abertas as inscrições para as turmas de Consultor Automotivo de Peças (vendedor de peças de veículos Fiat), em São Paulo, e de Auxiliar de Mecânico de Automóveis, em Belo Horizonte.

Em São Paulo, a duração será de três meses e, ao final das aulas, os jovens terão a oportunidade de serem contratados pelas concessionárias parceiras, desde que cumpram os requisitos para aprovação. Em Belo Horizonte, o curso de Auxiliar de Mecânico de Automóveis somará cerca de oito meses e, desde o primeiro dia de aula, os alunos já serão contratados, passando a receber uma bolsa-auxílio. Além do curso totalmente gratuito, os jovens receberão uniforme, material didático, refeição, transporte, seguro de vida, dentre outros benefícios.

Com 31 edições realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, os cursos do Árvore da Vida Capacitação Profissional já resultaram na contratação de aproximadamente 80% dos 584 alunos formados. É o caso do ex-aluno André da Silva, de 23 anos, que participou da turma de Técnico em Manutenção Automotiva e hoje trabalha em uma concessionária da Rede Fiat em São Paulo. “Estudei, me esforcei muito e posso dizer que estou realizado. O curso me deu bastante conhecimento”, conta.

Os cursos são projetados, coordenados e acompanhados pelo Isvor (Universidade Corporativa da Fiat) e as aulas são ministradas pelo Senai. ONGs locais assessoram o programa, atuando na seleção, formação humana e acompanhamento social dos jovens. O processo seletivo envolve sete etapas, que compreendem avaliação socioeconômica; prova de matemática, português e redação; teste psicológico; entrevista individual; dinâmica de grupo; e visita domiciliar. Em São Paulo, também é realizado exame médico.

Para a inscrição, é necessária a apresentação da declaração de conclusão do Ensino Médio, carteira de identidade, CPF, carteira profissional e de motorista (para quem tiver), comprovante de residência e de renda de todos os membros da família e, para os candidatos do sexo masculino, carteira de reservista.