logo-fiat-620x260

COOPERÁRVORE LANÇA COLEÇÃO “BRASILEIRICE”

[Institucional]

05/12/2013

"Isto aqui ô, ô... é um pouquinho de Brasil iá, iá". Os versos de Ary Barroso, na canção “Isto aqui o que é?”, composta em 1942, dão o tom da coleção “Brasileirice” da Cooperárvore, que está sendo lançada na 24ª Feira Nacional de Artesanato, maior feira de artesanato do país, que ocorre nos dias 4 a 8 de dezembro, em Belo Horizonte. A cooperativa social, que reúne cerca de 20 moradores da região do Jardim Teresópolis, em Betim (MG), utiliza como principal matéria-prima os resíduos reaproveitados da indústria automotiva, como tecido automotivo, aparas de cinto de segurança, isopor, espuma de estofado, entre outros, doados pela Fiat Automóveis e parceiros.

A nova coleção é composta por 70 peças diversas, entre acessórios de moda e de casa, com estampas inspiradas nas regiões do Brasil, que destacam as particularidades de cada localidade: os índios, representando a Amazônia e a origem do nosso povo; a baiana e a capoeira representam o Nordeste; a arquitetura de Brasília que empresta suas curvas à coleção é o símbolo da região Centro-Oeste; o típico gaúcho faz menção à região Sul; e, por fim, o Cristo Redentor, um dos mais famosos pontos turísticos do mundo, representando a região Sudeste.

Para Rafaella Thomé, designer da Cooperárvore, a diversidade cultural é o ponto de partida da coleção. “O Brasil é marcado por uma rica mistura cultural, que sintetiza bem as diversas etnias formadoras do nosso povo. Cada região do país recebeu influências culturais completamente diferentes através dos indígenas, africanos e europeus, o que resultou em muitas tradições, linguagens, sotaques e, claro, belas histórias. É essa reunião de valores que queremos retratar na coleção”, ressalta Rafaella.

A Cooperárvore foi criada em 2006 e, desde então, já reaproveitou mais de 17 toneladas de materiais que seriam descartados. Os artigos produzidos são resultado de um processo coletivo de criação, em que as ideias de todos os integrantes são discutidas e valorizadas para se chegar ao produto final. Essa troca contínua em que todos participam de igual para igual impulsiona a produção de coleções cada vez mais criativas e inovadoras. A iniciativa faz parte do programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, realizado pela Fiat Automóveis em parcerias com as ONGs Fundação AVSI e CDM, com foco no desenvolvimento da região do Jardim Teresópolis.

As peças da nova coleção 2014 podem ser adquiridas através do site www.cooperarvore.com.br ou pelo telefone (31) 3591-5896.