logo-fiat-620x260

VIOLÊNCIA EM PAUTA

[Institucional]

25/08/2014

Com apoio da União Europeia, público feminino discute e aprende sobre violência contra a mulher

As mulheres de Betim, na Grande BH, começam a colher os frutos da recente parceria firmada entre a União Europeia e a Cooperárvore, cooperativa social do Árvore da Vida, programa desenvolvido pela Fiat, em parceria com a CDM e a Fundação AVSI no entorno de sua fábrica. Na segunda-feira, dia 25 agosto, terá início uma programação voltada para o público feminino, que envolve seminários e campanhas. A partir das 8h30, na sede do Árvore da Vida, no Jardim Teresópolis, haverá o lançamento da Campanha de Conscientização da Violência contra à Mulher.

O evento contará com a participação direta de representantes do Árvore da Vida, da Cooperárvore, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Instituto Albam, ONG que faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Estado de Minas Gerais. Todo este time se reunirá com o objetivo de estimular as mulheres a assumir cada vez mais o papel de protagonistas na sociedade.

Sobre a Campanha de Conscientização da Violência contra à Mulher

A campanha prevê rodadas de conversa, informações sobre a prevenção da violência doméstica, análise dos tipos de violência (física, verbal, psicológica), atendimentos gratuitos de assistência social e ações com instituições locais para a mediação de conflitos. As participantes, que são moradoras da região, receberão também uma cartilha com orientações sobre a Lei Maria da Penha, passos a serem tomados caso identifiquem violência doméstica e telefones úteis de órgãos que garantem a proteção da mulher na cidade de Betim.

Parceria com a União Europeia 

Desde fevereiro de 2014, a Cooperárvore, com incentivo da União Europeia, deu início a um projeto para promover a paz e o protagonismo feminino no Complexo Jardim Teresópolis. Durante 30 meses, o projeto contribuirá com o desenvolvimento social, político e econômico de cerca de 15 mil mulheres residentes na região. Além disso, 300 mulheres e famílias, identificadas em situação de risco e violência doméstica, receberão assistência jurídica e social gratuita, com atendimento para a mediação de conflitos.

Com a iniciativa, a Cooperárvore também vai beneficiar as cooperadas e suas famílias, ao criar oportunidades de diálogo e convivência familiar; possibilitar conquistas econômicas e sociais por meio da abertura de vagas na cooperativa; aumentar o faturamento e ampliar os negócios, a partir da oferta de cursos às cooperadas.

Sobre a Cooperárvore

A Cooperárvore está inserida no Árvore da Vida, programa de responsabilidade social da Fiat Automóveis, desenvolvido em parceria com a Fundação AVSI e Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM).

Formada por 20 mulheres, a cooperativa consolidou suas atividades durante os oito anos de atuação, permitindo, na fase atual, planejar a expansão da sua estratégia de mercado, bem como a organização necessária para ofertar novas iniciativas direcionadas à redução da violência contra mulheres.

Serviço:

Lançamento da Campanha de Conscientização da Violência contra à Mulher
Data: Segunda-feira, 25 de agosto
Local: Endereço: Av. Duque de Caxias, 956 - Jardim Teresópolis - Betim
Horário: 8h30 às 11h
RSVP: Caroline Melo - (31) 2103-2732