logo-fiat-620x260

FIAT MARCA PRESENÇA NA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

[Institucional]

03/09/2014

Participantes do evento irão desenvolver soluções de desafios da engenharia Powertrain

Reconhecida por sua visão inovadora e competitiva, a Fiat Automóveis está presente na Olimpíada do Conhecimento, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Belo Horizonte (MG), nos 700m² do espaço da Indústria do Futuro, uma das vertentes da Olimpíada. Hoje, um time interdisciplinar composto por alunos e professores das escolas técnicas do SENAI de Minas Gerais irá desenvolver protótipos a partir de soluções propostas no dia de ontem para dois desafios reais da Fiat, com foco na engenharia de motores Powertrain. O objetivo é mostrar aos participantes o fluxo de criação e desenvolvimento tecnológico da Indústria Brasileira.

Os desafios lançados foram validados por representantes da Fiat no final do dia de ontem e hoje as melhores ideias serão prototipadas pela equipe do SENAI, utilizando vários recursos tecnológicos, como a impressora 3D.

Estão presentes para auxiliar os participantes ao longo do dia Guilherme Antônio, coordenador de Engenharia do Produto de Transmissões da Fiat Chrysler; Saulo Soares coordenador de Inovação da Fiat Chrysler; Erlon Rodrigues, especialista de Desenvolvimento de Produto Motor da Fiat Chrysler; Nayara Custódio, assistente de Inovação da Fiat Chrysler. 
 

A Olimpíada do Conhecimento

Realizado a cada dois anos, desde 2001, a Olimpíada avalia as habilidades técnicas dos participantes, alunos do SENAI de todo o Brasil, com base em padrões internacionais de excelência, levando em conta ainda critérios de segurança no trabalho. A competição deste ano, promovida entre 2 e 6 de setembro no Expominas em Belo Horizonte, avalia 58 ocupações.  Dessas, 48 são da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuária.

O desempenho dos competidores estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.

A expectativa de público para a Indústria do Futuro é de 4 mil visitantes por dia, chegando, portanto a 20 mil pessoas nos cinco dias. Já no evento como um todo, espera-se que a Olimpíada do Conhecimento receba 50 mil pessoas ao dia, totalizando 250 mil visitas.