file

GRAVURA NORUEGUESA CONTEMPORÂNEA NA CASA FIAT DE CULTURA

[Institucional]

10/09/2015

A Casa Fiat de Cultura apresenta, em Belo Horizonte, a exposição “Re-Conhecimento – A Gravura Norueguesa Contemporânea”, entre os dias 11 de setembro e 25 de outubro de 2015. A entrada é gratuita.

A mostra reúne, pela primeira vez no Brasil, mais de cem gravuras de 21 artistas que representam a complexidade e a variedade das artes gráficas norueguesas nos últimos 25 anos. Os visitantes também poderão apreciar uma gravura de um dos mais aclamados artistas da história da arte, o norueguês Edvard Munch, consagrado pelo emblemático quadro “O Grito”.

A gravura consiste em uma forma artística com fortes tradições na Noruega. A seleção dos artistas foi feita pelos curadores Dag Alveng e Magdalena Kotowska. As obras pertencem a coleções particulares e às galerias norueguesas Galleri Norske Grafikere e Galleri Kunstverket.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, a exposição se insere no desejo de levar o visitante a ter contato com outras culturas. “Fazemos deste espaço um portal de acesso do público às mais diversificadas manifestações artísticas e culturais”, ressalta.

A mostra é uma realização da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio do GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE, produção da ArtUnlimited, apoio da Embaixada da Noruega no Brasil, do Consulado Geral da Noruega, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), do Circuito Cultural Praça da Liberdade e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Programa Educativo

Para as visitas orientadas de grupos e escolas, haverá uma equipe de educadores que buscará contextualizar o público quanto aos aspectos históricos, culturais e artísticos do país escandinavo, além de apresentar, a partir das obras expostas na mostra, as técnicas usadas pelos artistas.

“Dessa forma, o visitante sai das galerias com uma bagagem completa de informações acerca da exposição, que apresenta questões tão distantes da cultura brasileira”, explica Clarita Gonzaga, coordenadora do Programa Educativo, que é peça fundamental ao trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado pela Casa Fiat de Cultura a seu público. O agendamento para grupos e escolas pode ser feito pelo telefone (31) 3289-8910.

Casa Fiat de Cultura

Instalada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, onde integra o conjunto arquitetônico e histórico do Palácio da Liberdade e o Circuito Cultural Praça da Liberdade, a Casa Fiat de Cultura é considerada um dos mais importantes espaços para discussão e exposição das artes no Brasil, destacando-se pelo alto valor histórico, artístico e educativo de sua programação.

Com nove anos de atuação, 18 exposições e mais de 800 mil visitantes, a Casa Fiat de Cultura é responsável por reunir acervos dos mais importantes museus e coleções do Brasil e do mundo. A instituição realiza programa de palestras, sessões de cinema e atividades educativas, e se destaca por oferecer experiências qualificadas e enriquecedoras para todos os públicos, contribuir para a formação de público, ampliar o acesso à produção artística brasileira e internacional e promover o desenvolvimento humano e social. Toda a programação é gratuita e tem entre seus objetivos valorizar o patrimônio, promover o amplo acesso e a circulação dos bens culturais e a difusão das culturas brasileira e mundial.

Serviço

Exposição “Re-Conhecimento – A gravura norueguesa contemporânea”
Local:
 Casa Fiat de Cultura
Endereço: Circuito Cultural Praça da Liberdade, Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte (MG)
De 11 de setembro a 25 de outubro de 2015
Entrada Gratuita
Informações: www.casafiatdecultura.com.br