logo- 620x260

FIAT PREMIA PROJETOS DA ACADEMIA LEAN 2015 E LANÇA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM PARCERIA COM O MDIC

[Institucional]

23/07/2015

A Fiat premiou nesta quinta-feira (23) projetos de fornecedores que se destacaram na edição do primeiro semestre de 2015 do Programa Academia Lean. Na ocasião, a fabricante de automóveis também lançou um novo programa de capacitação de fornecedores, que será realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e beneficiará 35 empresas de Minas Gerais.

O evento desta manhã encerrou quatro meses de atividades de dez empresas que participaram desta turma da Academia Lean. Criado em 2007 pelo Grupo de Compras e realizado pelo Centro de Competências da Fiat, o programa tem por objetivo disseminar as práticas de manufatura enxuta entre os fornecedores da empresa, contribuindo para melhorar a competitividade de toda sua cadeia de fornecimento.

Os projetos reconhecidos foram aqueles que atingiram mais plenamente os objetivos traçados, utilizando as metodologias apresentadas. Na categoria Excelência, os troféus foram entregues às equipes da Chassis Brakes Internacional, da Denso Sistemas Térmicos do Brasil Ltda. e da Dytech Tecalon Ind. E Com. de Autopeças S/A. Mereceram os prêmios de Destaque, os projetos da Sabó Indústria e Comércio de Autopeças S/A e Thyssenkrupp Metalúrgica Santa Luzia.

No programa de quatro meses, os participantes aprendem na prática conceitos de manufatura enxuta (Lean Manufacturing). Eles são capacitados, por meio de treinamento e desenvolvimento de projetos, em técnicas e ferramentas essenciais para implementação de projetos de melhoria e otimização de processos (Kaizen), o que promove sinergia entre a fabricante e seus fornecedores. Os conceitos expostos em sala de aula são aplicados na solução de um problema real em suas empresas. O projeto é elaborado pelos participantes da Academia Lean, sob orientação de especialistas.

Em oito anos, os 1.050 profissionais de 347 fornecedores participantes da Academia Lean já implantaram 350 projetos de melhoria, com resultados tangíveis e intangíveis bastante significativos.

Além de fornecedores diretos, o programa inclui também empresas second tier. Para este público, a Fiat mantém uma parceria com o Sebrae, que subsidia os custos de participação no curso por meio da linha de financiamento Sebraetec.

Desde 2011, os fornecedores da CNH e da Iveco, empresas do Grupo CNH Industrial, também participam do programa. No ano passado, foi formada a primeira turma da Academia Lean para possíveis novos fornecedores second tier do Polo Automotivo Jeep de Goiana (PE), por meio de parceria com o IEL/PE (Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco).


Mais capacitação

Neste semestre, a FCA – Fiat Chrysler Automobiles acrescenta mais uma oportunidade de capacitação entre as opções já oferecidas: o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores. A iniciativa tem por finalidade preparar técnica e gerencialmente as empresas de sua cadeia de valor em requisitos como qualidade, eficiência e inovação, de forma a facilitar a realização de novos negócios e aumentar a competitividade da indústria tanto em nível nacional quanto global.

Foram selecionadas 35 empresas de Minas Gerais, para participar gratuitamente. O programa é totalmente financiado pelo MDIC.  As atividades terão início em agosto e devem encerrar-se em abril do próximo ano.

No total, serão 60 horas de consultoria por empresa, divididas em diagnóstico técnico e gerencial, elaboração e implementação de projetos reais de melhoria contínua (com visitas de consultores às empresas para acompanhamento e direcionamento) e oficinas temáticas sobre inovação, gestão de projetos, manufatura e serviços enxutos, gestão ambiental e eficiência energética. Ao final do programa, os participantes receberão um manual de fornecimento e participarão de uma rodada de negócios com a FCA.