logo-fiat-620x260

FIAT PREMIA CONCESSIONÁRIAS POR DESEMPENHO E AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

[Institucional]

08/05/2015

Além de entregar o Prêmio Qualitas Excelência para as três melhores concessionárias em cada regional, empresa concedeu pela primeira vez o Prêmio Fiat de Sustentabilidade a iniciativas da rede

A sétima edição do Prêmio Qualitas Excelência, realizada na noite desta quinta-feira, 7 de maio, em São Paulo, trouxe uma novidade. Além de premiar as três concessionárias Fiat que se destacaram em cada regional, a empresa concedeu, pela primeira vez, o Prêmio Fiat de Sustentabilidade às melhores iniciativas nessa área, realizadas pela rede em todo o Brasil.

“Em 2014, completamos 13 anos de liderança do mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil. Mantivemos essa posição no primeiro quadrimestre deste ano, mesmo com as condições econômicas enfraquecidas. Isso só é possível porque temos uma sólida parceria com nossa rede de concessionários e trabalhamos em conjunto para oferecer produtos e serviços de qualidade aos nossos clientes, com o melhor atendimento e de forma socialmente responsável”, destaca Lélio Ramos, diretor Comercial da Fiat.

Os  vencedores do prêmio Qualitas Excelência são aqueles que obtiveram o melhor desempenho em 18 critérios de avaliação durante o ano anterior. As concessionárias recebem pontuações não apenas pelos resultado de vendas mas também pela forma como conduzem o relacionamento com os clientes, desde o pré até o pós-vendas, incluindo a estrutura e condição da loja. Esses critérios são acompanhados durante todo o ano por meio de relatórios operacionais e pesquisas de satisfação dos clientes, que servem de base para melhorias contínuas em toda a rede Fiat.

No evento de ontem, foram homenageados as três melhores concessionárias em cada regional de vendas da Fiat: São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Brasília e Curitiba. Confira a lista completa dos vencedores abaixo.

Sustentabilidade

Durante o último ano, a Fiat deu início a diversas ações para estimular a adoção de práticas sustentáveis em toda a rede de concessionárias. “Criamos um site para disseminar informações sobre esse tema e lançamos uma ferramenta para diagnóstico de sustentabilidade customizada para a rede, em parceria com o instituto Ethos.  Entre as iniciativas que estamos desenvolvendo em parceria com a Abracaf, está o projeto de eficiência energética. Hoje, a busca de um modelo sustentável já faz parte do dia a dia das concessionárias”, ressalta Saulo Arruda, gerente de Desenvolvimento Profissional da Rede.

Para reconhecer essas importantes iniciativas, a empresa instituiu o Prêmio Fiat de Sustentabilidade para Concessionárias, que selecionou os melhores projetos e programas em três categorias: uso racional dos recursos naturais; governança corporativa ou responsabilidade social; e sustentabilidade dos processos. Assim, são contemplados os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Para concorrer, cada concessionária foi convidada a inscrever seus cases, que foram avaliados e classificados pela Keyassociados, uma das maiores consultorias em sustentabilidade do Brasil.

“Esses projetos são exemplos que podem ser seguidos por toda a rede Fiat. Um modelo sustentável significa redução de perdas e desperdícios, menor impacto ambiental e maior eficiência, o que se traduz em maior rentabilidade. Não é um pensamento somente social ou ambiental. Ele tem também um valor econômico considerável”, ressalta Lélio Ramos. Confira a lista completa dos vencedores e uma breve descrição de cada projeto abaixo.

Eficiência e qualidade

O diretor Comercial da Fiat anunciou durante o evento um conjunto de medidas para acelerar a implantação em toda a rede do programa World Class Dealer (WCD), lançado há dois anos. O objetivo é implantar processos e estimular uma cultura de excelência nas concessionárias da marca, de modo a aumentar ainda mais a qualidade e a eficiência no atendimento e nos serviços prestados.

“O conjunto de ações apresentado aos concessionários estimula a implantação de processos mais enxutos e eficientes, reduzindo perdas e desperdícios, de forma a permitir que as concessionárias sejam mais competitivas tanto agora, em momento de economia enfraquecida, quanto depois, quando as vendas voltarem a crescer. Foram estabelecidos processos completos, com suas respectivas etapas e operações em vendas e assistência técnica, cobrindo todos os momentos do relacionamento com o cliente”, destaca Saulo Arruda.

Esses processos foram concebidos com base nos principais valores percebidos pelo cliente e em benchmark com concessionárias da Fiat e de outras marcas. Em breve, será entregue um manual a cada concessionária descrevendo em detalhes cada processo de venda e assistência técnica e as equipes dos escritórios regionais da Fiat estão sendo capacitadas para orientar a implantação desses processos em cada parceiro.

“Temos uma rede abrangente e muito qualificada. Em momentos como este que estamos passando, precisamos trabalhar de forma alinhada e nos prepararmos para quando a demanda voltar a se aquecer.  Por isso, estamos reforçando nossa estratégia em torno do WCD, que visa aumentar nossa qualidade e eficiência”, afirmou Cledorvino Belini, presidente da FCA - Fiat Chrysler Automobiles para América Latina.

PREMIADOS

Confira a seguir os concessionários premiados em cada regional e nas categorias de sustentabilidade:

Regional Belo Horizonte

  • Automax Via Expressa, de Belo Horizonte (MG).
  • Minasvel, de Caratinga (MG).
  • Revemax, de Itaúna (MG).

Regional Rio De Janeiro

  • Azzurra Penha, do Rio de Janeiro (RJ).
  • G3 Automotive, de Araruama (RJ).
  • G5 Automotive, de Maricá (RJ).

Regional Recife

  • Iguauto, de Fortaleza (CE).
  • Cambuí, de Vitória da Conquista (BA).
  • Cavepe, de Senhor do Bonfim (BA).

Regional Porto Alegre

  • Sul Peças, de Caxias do Sul (RS).
  • Marina, de Carazinho (RS).
  • Cordial, de Concórdia (SC).

Regional Brasília

  • Cevel, de Goiânia (GO).
  • Umuarama, de Araguaína (TO).
  • Umuarama, de Redenção (PA).

Regional Campinas

  • Alpínia, de São José do Rio Preto (SP).
  • Ogata, de Marília (SP).
  • Via Marconi, de Avaré (SP).

Regional Curitiba

  • Enzo Vila Progresso, de Campo Grande (MS).
  • Fipal, de Paranavaí (PR).
  • Via Verdi, de Campo Mourão (PR).

Regional São Paulo

  • Sinal Rudge, de São Paulo (SP).
  • Ponto Pires do Rio, de São Paulo (SP).
  • Sinal, de Diadema (SP).
  • Destaque Itaim, de São Paulo (SP).

Sustentabilidade

Categoria uso racional dos recursos naturais: Fipal (Cascavel/PR), com o projeto  “Comprar um carro na Fipal = Plantar uma árvore”

Por meio de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Paraná, a Fipal criou um banco de dados sobre as espécies de árvores nativas do Estado mais ameaçadas. Assim, para cada carro comprado nas unidades da rede, seja novo ou seminovo, uma árvore é plantada, contribuindo para a preservação e reconstituição da flora local. Ao todo 50 mil árvores já foram plantadas.

Categoria governança corporativa ou responsabilidade social: Fipal, com o projeto “Semeando o conhecimento”

Também desenvolvido pela Fipal, o projeto consiste em um concurso de redações, sempre com a temática de sustentabilidade, que envolve alunos de todas as escolas dos municípios nos quais a concessionária possui unidade. Os vencedores recebem troféus e premiações especiais. Dessa forma, a concessionária promove a educação e a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, e ao mesmo tempo estreita o relacionamento com a população local.

Categoria sustentabilidade dos processos: Azzurra (Rio de Janeiro), com o projeto “Sistema Aéreo de Distribuição de Óleo”

A concessionária substituiu o uso de embalagens de óleo lubrificante e armazena o óleo em tonéis grandes, implementando um sistema que mede a exata quantidade necessária em cada troca de óleo. Assim, com muita criatividade e inovação, foi possível praticamente eliminar o desperdício de óleo e embalagens, reduzindo drasticamente os impactos ao meio ambiente.