logo-fiat-620x260

FCA COLOCA QUALIDADE EM PRIMEIRO LUGAR NA ENTREGA DO PRÊMIO QUALITAS 2015

[Institucional]

01/07/2015

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles entregou ontem, em Belo Horizonte, o Prêmio Qualitas para os melhores fornecedores do grupo na América Latina em 2014. “Qualidade em primeiro lugar” foi o tema principal do evento, que ressaltou ainda as oportunidades de novos negócios geradas pelos investimentos globais da FCA.

“Temos uma ambiciosa estratégia de crescimento para os próximos cinco anos. Com a padronização de plataformas globais queremos aumentar o volume de compras e eficiência de investimentos, o que cria oportunidades de negócios para fornecedores de todo o mundo. Para isso, qualidade é fundamental, acompanhada de inovação, eficiência de custos e forte relacionamento”, resumiu Sigmund Huber, dirigente mundial de Relacionamento com Fornecedores da FCA em sua apresentação no evento.

No Brasil, o grupo prevê o lançamento de novos produtos e a realização de importantes projetos nos próximos anos, criando muitas oportunidades para ampliar negócios e fortalecer o relacionamento com os fornecedores. A fábrica de Betim passa por um processo de modernização e recentemente foi inaugurado o Polo Automotivo Jeep em Pernambuco, reintroduzindo uma marca forte no Brasil, com produtos de nível mundial. “Nossa intenção é selecionar os melhores e mais capacitados fornecedores, que possam atender os requisitos técnicos e de qualidade de projetos tanto no Brasil quanto globais”, afirmou o diretor de Compras da FCA para América Latina, Antonio Filosa

Realizado desde 1989, o Prêmio Qualitas chega a sua 26ª edição renovado: agora, as mesmas regras são seguidas em todas as unidades da FCA no mundo. O prêmio destaca os fornecedores que obtiveram o melhor desempenho em qualidade, inovação, competitividade e nível de serviço. Foram premiadas empresas em oito categorias. Uma companhia recebeu o Qualitas 5 Stars, por ter conquistado o troféu por cinco anos consecutivos (confira a lista completa dos vencedores abaixo).

Aos cerca de 500 representantes de fornecedores do grupo presentes ao evento, o diretor de Compras da FCA apresentou as prioridades de sua área para este ano: qualidade, eficiência operacional e financeira e capacitação de pessoas. “Esperamos que a nossa cadeia produtiva invista no desenvolvimento de pessoas, processos e ferramentas, tendo em mente a qualidade em primeiro lugar”, ressaltou Filosa.

Uma das oportunidades de desenvolvimento que serão criadas pelo grupo neste ano é o Projeto de Capacitação e desenvolvimento de Fornecedores, que será realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A iniciativa tem por finalidade capacitar técnica e gerencialmente as empresas da cadeia de valor da FCA em requisitos como qualidade, eficiência e inovação, de forma a facilitar a realização de novos negócios e aumentar a competitividade da indústria tanto em nível nacional quanto global. Foram selecionadas 35 empresas, baseadas em Minas Gerais, para participar do programa. As atividades terão início em agosto e devem encerrar-se em abril do próximo ano.

“Precisamos nos preparar para o futuro e oferecer produtos inovadores e de qualidade é fundamental para assegurarmos vantagem competitiva. O mercado brasileiro de automóveis passa por um momento de retração nas vendas, mas tende a retomar o crescimento nos próximos anos. Temos ainda uma baixa motorização na comparação com mercados mais maduros, o que demonstra um enorme potencial de expansão no longo prazo. Em momentos como este que estamos passando, precisamos unir forças e nos capacitar para tirar o máximo proveito das oportunidades que surgirão nos próximos anos”, concluiu o presidente da  FCA para América Latina, Cledorvino Belini.

Árvore da Vida

A cerimônia de premiação do Qualitas foi encerrada com a apresentação do espetáculo “Do outro lado”, que comemora os 10 anos do projeto social Árvore da Vida, criado pela Fiat e que já beneficiou mais de 21 mil pessoas na região do Jardim Teresópolis, em Betim (MG). Montada em conjunto por jovens participantes do programa e atores do grupo de teatro Ponto de Partida, a emocionante encenação, baseada em histórias de pessoas que movimentaram-se para construir sonhos e vencer desafios, conta a trajetória desse importante projeto, reconhecido por órgão internacionais como as Nações Unidas.

Confira os vencedores do 26º Prêmio Qualitas:

·         Qualitas Metallic: Maxion Wheels

·         Qualitas Powertrain: Feeder

·         Qualitas Chemical: Pirelli

·         Qualitas Electrical: Johnson Controls

·         Qualitas Capex: Schuler

·         Qualitas Services: Pro Produtores

·         Qualitas Technical Cost Reduction: Basf

·         Qualitas MOPAR: Mann+Hummel

·         5 Stars: Pirelli