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COOPERÁRVORE COMPLETA 10 ANOS COM RENOVAÇÃO

[Institucional]

23/11/2016

A Cooperárvore, cooperativa social de moda, comemorou 10 anos de atividade com apresentação dos resultados da parceria com a União Europeia e o lançamento da nova coleção 2017 em evento na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, na última segunda-feira (21). Situada no Jardim Teresópolis, região com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Betim, a cooperativa gera renda para moradores a partir do design e da moda em um processo produtivo circular. Resíduos do setor automotivo, como aparas de couro, cintos de segurança e tecido de bancos, são matéria-prima para criação de bolsas, mochilas, carteiras, brindes personalizados, entre outros produtos.

Formada em sua maioria por mulheres, a Cooperárvore está incubada dentro do programa social Árvore da Vida, da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em parceria com as ONGs AVSI e CDM. Tem como diferencial a adoção de um modelo de negócio focado no potencial coletivo para produzir peças reconhecidas pelo design e produção sustentável. Desde sua criação, 238 mil peças já foram produzidas e comercializadas até para o exterior a partir da reutilização de 28 toneladas de materiais doados por empresas do setor automotivo.

Os 10 anos da cooperativa marcam importantes conquistas alcançadas por meio da parceria com a União Europeia. Como resultado deste encontro, a Cooperárvore teve a oportunidade de reforçar sua atuação na promoção do protagonismo feminino. Desde 2014, de forma pioneira no Jardim Teresópolis, sete mil mulheres, número que representa mais de 20% dos moradores da região, participaram de campanhas de empoderamento feminino e seminários sobre o papel da mulher na busca de uma sociedade justa e pacífica. Outras 300 mulheres foram atendidas com serviços gratuitos de orientação familiar e de mediação de conflitos, contra a violência doméstica.

O projeto, que somou investimentos de R$ 1,2 milhão e contribui para a política externa da União Europeia no contexto do “Instrumento de Estabilidade e Paz”, também trouxe mudanças no dia a dia produtivo da cooperativa. Além de cursos de formação profissional e assessoria técnica, a chegada de 26 novos parceiros, entre pessoas físicas, empresas, universidades, ONGs e organizações do setor público, fez o faturamento do grupo aumentar mais de 136% no último ano. "A Delegação da União Europeia reconhece o êxito do projeto. O sucesso é o coroamento da capacidade das cooperadas de chegarem ao ponto de sustentabilidade como empresa", afirmou Thierry Dudermel, chefe da Seção de Desenvolvimento e Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil.

Na visão do diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA, Marco Lage, mulheres que trabalham em rede podem alcançar muito mais resultados na conquista da cidadania. “A cooperativa é um exemplo de que a inclusão social e a profissionalização geram uma onda de reflexão na comunidade, impulsionando novas atitudes”, destacou o executivo durante o evento.

Para comemorar os 10 anos, a cooperativa também lançou a coleção “Renove-se”. São 76  peças e acessórios com estampas inspiradas na figura feminina. As imagens gráficas e geométricas, como quadrados, losangos e triângulos, estendem-se para as listras com cores vibrantes e formas assimétricas. A relação do grafismo com o tema da nova coleção simboliza os conceitos de valorização da mulher e da moda sustentável. A atual presidente da cooperativa, Iracema Pereira da Costa Salgado, foi uma das primeiras mulheres a entrar no grupo e, após 10 anos, faz uma avaliação: “Com muita garra e força de vontade, fizemos a Cooperárvore seguir à diante. No início, não achei que o projeto iria durar tanto. Hoje, vejo que temos condições de crescer sempre mais”.

Os produtos da nova coleção estão disponíveis no site www.cooperarvore.com.br. Informações pelo telefone (31) 3591-5896.