unografite

NOVO UNO GANHA GRAFITE

[Carros e lançamentos]

29/09/2014

O mais novo lançamento da Fiat ganhou visual ousado com a arte do grafite. Para criar os desenhos que estampam um Novo Uno 2015, jovens do programa social Árvore da Vida, da Fiat Automóveis, e do Centro Popular de Cultura Frei Estanislau usaram mais de 45 latas de spray durante quase 17 horas. A inspiração veio da visão de futuro da comunidade do Jardim Teresópolis, localizada em frente à fábrica de automóveis, em Betim (MG), e que reúne mais de 30 mil moradores. A ação aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro.

“Os desenhos retratam o ideal de engajar todos – parceiros, instituições e a própria comunidade – para que novas conquistas sejam alcançadas pelos moradores”, explica Éden de Oliveira, conhecido como Sabão, professor de grafitagem do Centro Popular. O grafite mostra a comunidade sendo abraçada e os olhos de um morador que reforça a mensagem de visão de futuro, além de cenas do cotidiano, como grupo de meninos jogando futebol.

Estefany Duarte, de 15 anos, aluna do Árvore da Vida na oficina de canto coral, participou da ação. “Foi uma surpresa ser convidada para a grafitagem do carro do Árvore da Vida 10 anos. Queremos surpreender as pessoas com a pintura”, conta Estefany, que foi responsável pelos contornos e acabamentos dos desenhos. O Novo Uno 2015 grafitado ficará disponível para exposição em diversos lugares.

Sobre o Jardim Teresópolis
É a região localizada em frente à fábrica da Fiat Automóveis em Betim (MG) e que concentra cerca de 33 mil pessoas dos bairros Jardim Teresópolis, Vila Bemge e Vila Recreio. Nos últimos anos, a comunidade vem enfrentando positivamente importantes desafios para a melhoria da educação, segurança, saúde e trabalho, com o apoio de programas como o Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com a AVSI e CDM.

Neste ano, o programa Árvore da Vida está completando 10 anos com mais de 20 mil pessoas beneficiadas na região por meio dos projetos socioeducativos, de geração de trabalho e renda e de fortalecimento da comunidade. Recente pesquisa indicou que os adolescentes que participam ou participaram do programa têm 3,6 vezes mais chance de continuar a estudar e têm 4,8 vezes mais chance de ter curso superior.

Além de celebrar o que foi alcançado nos últimos dez anos, é hora também de pensar no futuro. Com o intuito de reforçar o compromisso com o desenvolvimento social da região, a Fiat convidou lideranças comunitárias, comerciantes, representantes do poder público e de instituições sociais e de saúde, além de moradores do Jardim Teresópolis, para desenhar uma Visão de Futuro compartilhada para os próximos 10 anos.