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COMO CUIDAR DO SEU FIAT

Tenha acesso a dicas para seu Fiat, saiba quais as principais indicações de manutenção que você mesmo pode fazer em seu veículo, além de dicas variadas para manter seu Fiat sempre em ordem.

  • ACESSÓRIOS GENUÍNOS

    A instalação de rádios e alarmes não genuínos pode descarregar a bateria do veículo impedindo a partida do mesmo. Pelo fato do acessório ser genuíno garantimos que está corretamente dimensionado para o sistema elétrico do carro não consumindo energia da bateria de forma excessiva, mesmo quando desligado.

  • TROCA DE ÓLEO

    O óleo do carro degrada por tempo ou quilometragem, portanto, consulte o Manual de Uso e Manutenção para conhecer os intervalos corretos de substituição do óleo, se utilizado em condições normais.

  • TROCA DE ÓLEO - CONDIÇÕES SEVERAS

     

    Consulte o Manual de Uso e Manutenção para conhecer os intervalos corretos de substituição do óleo e filtro, se o veículo roda em condições severas como:

    • Estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas;
    • Frequentemente em marcha lenta, condução em distâncias longas com baixa velocidade ou baixa rotação frequente (por ex.: “anda e para do tráfego urbano, táxis, entregas de porta em porta ou em caso de longa inatividade);
    • Trajetos curtos (até 8km) com o motor não aquecido completamente. (Esta é para quem trabalha ou estuda perto de casa e uso o carro neste trajeto pequeno, insuficiente para aquecer o motor ao nível ideal de trabalho).

     

  • BALANCEAMENTO E ALINHAMENTO

     

    • O alinhamento também deve ser efetuado sempre que os pneus forem substituídos;
    • Se for observada vibração no volante, leve o veículo para uma verificação do balanceamento das rodas. A falta de balanceamento das rodas, além de causar um incomodo ao dirigir, também causa um desgaste irregular do(s) pneu(s) e dos componentes da suspensão e direção;
    • Se eventualmente o veículo apresentar uma tendência de desviar a trajetória para um dos lados (puxar para esquerda ou direta), o alinhamento também deve ser verificado;
    • Leve o veículo para uma verificação do alinhamento caso ocorra algum impacto forte na roda/suspensão (queda em buraco, batida em obstáculo, e etc);
    • Se for observado um desgaste irregular do(s) pneu(s), deve-se verificar o alinhamento das rodas.

     

  • MOTOR EM ROTAÇÃO BAIXA

    O motor não deverá trabalhar em rotações muito baixas com a marcha alterada. Andar, por exemplo, a 40 Km/h em quarta marcha, representa uma carga muito forte para o motor. (Dirigir desta maneira vai aumentar o consumo de combustível e acelerar o desgaste do motor).

  • FREIO MOTOR

    Para descer uma ladeira, procure sempre fazê-lo com uma macha forte engrenada. Desta maneira o motor auxilia na frenagem economizando os freios evitando o superaquecimento de discos e pastilhas, reduzindo também o seu desgaste.

  • DESGASTE DOS PNEUS

    Os sulcos existentes nos pneus não podem ter profundidade inferior a 1,6 mm. Os pneus trazem indicadores de desgaste que estão localizados em seu costado, entre os sulcos e em alto-relevo. Fique atento para quando eles se tornam visíveis, isto significa que chegou a hora de substituir o pneu.

    Verifique o estado dos pneus buscando por cortes ou alterações de volume (deformações), em intervalos não superiores a quatro semanas, verifique também a pressão dos mesmos conforme o manual do veículo, pneus com pouca pressão de ar provocam aumento de consumo de combustível devido a maior resistência à rolagem.

  • LINHA ADVENTURE

     

    Atualmente a Fiat possui uma grande linha de produtos off-road, com uma gama diversificada de instrumentos que auxiliam nesse segmento, como a bússola e o inclinômetro.

    A bússola é um instrumento que indica a direção por intermédio dos leds vermelhos posicionados na escala. A escala é composta pelos pontos cardeais (N) Norte, (S) Sul, (E) Leste, (W) Oeste e colaterais, (NW) Noroeste, (NE) Nordeste, (SE) Sudeste, (SW) Sudoeste.

    Outro instrumento é o inclinômetro que estão graduados de 10 em 10 graus. Os efeitos da aceleração dinâmica (produzidos em curvas, acelerações ou freadas) são registrados pelos instrumentos que, nessas situações, os indicam representando a variação de aceleração sobre o veículo. Com o comportamento estático do veículo (abaixo de 0,18G de aceleração) as indicações dos inclinômetros serão coerentes com a inclinação do veículo.

    Em caso de marcação incorreta de inclinação nos inclinômetros, deverão ser adotados os seguintes procedimentos:

    •  Posicionar o veículo em um local plano;
    •  Observar as condições de uso e avarias no componente;
    •  Ligar o ar condicionado resfriando pelo difusor de ar do para-brisa durante 10 minutos.

     

     

  • MAREA TURBO - CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA TURBOALIMENTADOR

    • Nunca abrir o turboalimentador, nem fazer adaptações ou alterações em sua calibração de fábrica;
    • Verificar os sistemas de filtragem de óleo e de ar, respeitando os períodos de troca:

    A entrada de poeira (partículas sólidas) no interior do compressor, devido a uma falha do sistema de filtragem de ar, pode danificar seriamente, por erosão, as palhetas do rotor do compressor, o que irá provocar a deterioração do turboalimentador e prejudicar o desempenho do motor.

    • Uma deficiência no sistema de filtragem de óleo lubrificante também pode ocasionar a presença de grande concentração de partículas sólidas, danificando os componentes internos do sistema;
    • Verificar o nível de óleo:

    A falta de pressão e fluxo de óleo durante o início do funcionamento do motor provoca danos aos mancais do turbo;

    Não realizar as trocas de óleo nos períodos recomendados pode ocasionar a formação de borra de óleo ou oxidação do óleo do motor. Esses sedimentos, se acumulados do lado da turbina, podem ficar carbonizados, obstruindo o canal de lubrificação e causando deficiência na lubrificação do turboalimentador.

    • Não desligar imediatamente o veículo após o uso esportivo (manter o veículo em marcha lenta no mínimo durante um minuto);
    • Após o uso esportivo, a turbina continua a girar. Se o motor for desligado, o fluxo de óleo lubrificante é cortado imediatamente, podendo danificar seriamente os mancais radiais e de encosto do turbo. É importante destacar que o mesmo cuidado deve ser tomado no momento da partida do veículo. Assim, deve-se esperar que o motor atinja a temperatura de regime antes de utilizá-lo esportivamente;
    • Verificar a integridade das mangueiras e conexões, observando se há vazamentos:

    Quando for percebido algum vazamento de óleo na carcaça da turbina, verifique sempre se existem obstruções no tubo de retorno de óleo do turboalimentador para o cárter e furos de lubrificação da árvore de manivelas.

     

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